Objetivos do Curso
Na Etapa final da Educação Básica, no Ensino Médio, o trabalho de autonomia moral e intelectual e o exercício da aprendizagem da cidadania atingem sua plenitude. Nesta fase, estamos em um mundo habitado por adolescentes onde a inquietação ganha cada vez mais espaço. O mundo que até bem pouco tempo era habitado e organizados pelos adultos (pais, família) agora se mostra de uma outra forma, criando ansiedade e expectativas no jovem, que precisa desenvolver o “seu projeto de vida”.
O conhecimento adquirido ao longo da Educação Básica foi consolidado, e é nesse momento que procuramos desempenhar um papel auxiliar, aconselhando e orientando nossos alunos nos seus novos projetos de vida, fazendo-o refletir sobre o vestibular, a formação profissional, o mercado de trabalho e, principalmente, a sua realização profissional.
Currículo
Com duração mínima de 3 anos letivos, divididos em três séries no período matutino o trabalho pedagógico do curso de Ensino Médio é distribuído em no mínimo 200 dias letivos e carga horária anual mínima de 1400 horas para a 1ª. e 2ª. Séries e de 1.480 horas para a 3ª. série.
O currículo é organizado em três áreas de conhecimento e estas em disciplinas: Linguagens e Códigos: Literatura, Gramática, Inglês, Espanhol, Redação, Arte e Educação Física. Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias: Matemática, Complemento Matemático, Física, Química e Biologia, e Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Horário das aulas
Manhã: das 7h às 13h10
Equipe de Profissionais |
|
Direção Escolar |
Carmen Silvia Aloia Lui |
Coordenação Pedagógica |
Silvia Helena Mendonça Ferrari |
Coordenação Administrativa |
Maria da Penha Pereira Tesche |
Corpo Docente |
|
1º. a 3º. Anos – Gramática |
Amanda Zerbinatti Yaekashi |
1º. a 3º. Anos – Literatura |
Amanda Zerbinatti Yaekashi |
1º. a 3º. Anos – Inglês |
Sérgio Henrique Pizzinato |
1º. a 3º. Anos – Espanhol |
Lais Valencia Gimenes |
1º. a 3º. Anos – Redação |
Marco Aurélio Abrão Conte |
1º. a 3º. Anos – Arte |
Silvia Christina Micali Ferrari |
1º. a 3º. Anos – Educação Física |
Antonio Eduardo Nunes Junior |
1º. a 3º. Anos – Matemática |
Yuri Curtarelli |
1º. a 3º. Anos – Matemática |
Fábio Araújo Ravagnani |
2º. a 3º.Anos – Matemática |
Andresa Ferreira Barbieri |
1º. a 3º.Anos – Complemento Matemático |
Antonio Dib Neto |
1º. ano - Biologia |
Thais Dia Martins Pongeluppi |
2º. E 3º. Anos – Biologia |
Izabel Cristina B.S. Bueno |
1º. a 3º. Anos – Química |
João Henrique Gião Borges |
1º.a 3º. Anos – Química |
Marcos Anderson B. dos Santos |
1º. a 3º. Anos – Física |
Antonio Dib Neto |
1ª . a 3ª. Anos – Sociologia |
Samuel Decresci |
1ª . a 3ª. Anos – Filosofia |
Mário Luiz Giglio Fabel |
1º. a 3º. Anos – História |
Igor Magela Pereira |
1º. a 3º. Anos – Geografia |
Samuel Decresci |
|
|
Administrativo e Apoio
|
|
Secretária |
Silmara Mestrine |
Apoio |
Brandalize Fernanda de Souza |
Apoio |
Fabiana Aparecida dos Santos |
Apoio |
Evaristo Canova Júnior |
Nesta fase, estamos em um mundo habitado por adolescentes onde a inquietação ganha cada vez mais espaço. O mundo que até bem pouco tempo era habitado e organizados pelos adultos (pais, família) agora se mostra de outra forma, criando ansiedade e expectativas no jovem, que precisa desenvolver o “seu projeto de vida”.
Tratado como Ciclo Final do Ensino Fundamental ou Anos Finais, abrange do 6º ao 9º Ano. É nesse nível da escolaridade que são observadas as mudanças mais significativas (biológicas, psicológicas, sociais e emocionais) no desenvolvimento do “agora não mais criança”, pois os últimos traços da infância dão lugar a um novo corpo e a novas formas de compreender o mundo.
Os anos iniciais são uma continuação da Educação Infantil, explorando ainda elementos lúdicos, mas aprofundando as habilidades oral e escrita, já introduzidas anteriormente. A alfabetização fica nos dois primeiros anos e, no restante, a consolidação e ampliação das práticas de linguagem e o fortalecimento da autonomia.
Sabendo que a infância é um período importante da vida e que nessa etapa de desenvolvimento a criança começa a formar sua identidade, nosso projeto propõe um trabalho baseado nas diferenças individuais e nas peculiaridades apresentadas pelas crianças em sua evolução respeitando como ela enxerga o mundo.