Objetivos do Curso
O Ensino Fundamental 1, que compreende do 1º. ao 5º.ano, é também responsável pela importante etapa de formação e desenvolvimento da criança nas suas capacidades intelectuais e sócioemocionais, imprescindíveis para as demandas futuras.
Nossa proposta busca, através da orientação, desenvolver na criança o senso da responsabilidade e da autonomia para que aos poucos ela se torne um sujeito no sentido mais amplo – intelectual e socialmente ético, confiante, motivado, curioso, crítico e criativo.
Conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as crianças estão vivendo um período de mudanças importantes que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.
Valorizar situações lúdicas de aprendizagem, iniciadas na Educação Infantil são os norteadores para as novas relações que a criança precisa adquirir para seu desenvolvimento nas novas relações que serão estabelecidas: relacionar-se com o mundo, formular hipóteses sobre fenômenos, elaborar conclusões econstruir o conhecimento de forma mais desenvolta e com maior autonomia.
O uso da linguagem escrita e da matemática permitirá a construção de novas aprendizagens não só para a escola, mas também para a vida.
No 1º. e 2º. Ano, que chamamos de Ciclo de Alfabetização, a alfabetização é o foco principal, pois será ela a responsável pelo processo de apropriação da escrita e da leitura a fim de garantir sua prática no Ciclo Intermediário - 3º. ao 5º. Ano, com a consolidação e ampliação das práticas de linguagem, e o fortalecimento da autonomia.
Currículo
O Ciclo da Alfabetização (1º. e 2º. Anos) e o Ciclo Intermediário (3º. ao 5º. Ano) os conteúdos curriculares são divididos em quatro áreas e estas em disciplinas:
Área de Linguagens: Língua Portuguesa, Redação, Arte, Educação Física, Espanhol, Inglês e Educação Musical;
Área da Matemática: Matemática e Introdução de Informática;
Área da Ciência da Natureza: Ciências;
Área de Ciências Humanas: História e Geografia;
Horário das aulas
Manhã: Das 8h às 12h20 – 1º. ano
Das 07h às 12h20 – 3º. ao 5º. Ano
Fundamental 1
Equipe de Profissionais
Direção Escolar e Coord. Pedagógica
Carmen Silvia Aloia Lui
Coordenação Administrativa
Maria da Penha Pereira Tesche
Corpo Docente
1º. Ano - Português-Redação-História e Geografia
Silvana Maestrine Gerbasi
1º. Ano – Matemática – Ciências e Arte
Carla Patrícia Marioto Von Ammon
2º. Ano- - Português-Redação-História e Geografia
Simone Fátima da Silva
2º. Ano – Matemática – Ciências e Arte
Lívia Fontanelli Vaz
3º. Ano
Juliana Manólio de Souza
4º. Ano – Português-Redação-História e Geografia
Kênia Cristina Roberto
4º. Ano – Matemática – Ciências e Arte
Isilda Aparecida Escopeto
5º. Ano – Português-Redação-História e Geografia
Kênia Cristina Roberto
5º. Ano – Matemática – Ciências e Arte
Isilda Aparecida Escopeto
Educação Musical
Laila Gabriely de Lima Gomes
Educação Física
Antonio Eduardo Nunes Junior
Inglês
Mariana Cristina Tiveron
Espanhol
Lais Valencia Gimenez
Introdução de Informática
Hemerson Cleiton De Pietro
Administrativo e Apoio
Secretária
Silmara Maestrine Bighe
Apoio
Brandalizi Fernanda de Souza
Nesta fase, estamos em um mundo habitado por adolescentes onde a inquietação ganha cada vez mais espaço. O mundo que até bem pouco tempo era habitado e organizados pelos adultos (pais, família) agora se mostra de outra forma, criando ansiedade e expectativas no jovem, que precisa desenvolver o “seu projeto de vida”.
Tratado como Ciclo Final do Ensino Fundamental ou Anos Finais, abrange do 6º ao 9º Ano. É nesse nível da escolaridade que são observadas as mudanças mais significativas (biológicas, psicológicas, sociais e emocionais) no desenvolvimento do “agora não mais criança”, pois os últimos traços da infância dão lugar a um novo corpo e a novas formas de compreender o mundo.
Os anos iniciais são uma continuação da Educação Infantil, explorando ainda elementos lúdicos, mas aprofundando as habilidades oral e escrita, já introduzidas anteriormente. A alfabetização fica nos dois primeiros anos e, no restante, a consolidação e ampliação das práticas de linguagem e o fortalecimento da autonomia.
Sabendo que a infância é um período importante da vida e que nessa etapa de desenvolvimento a criança começa a formar sua identidade, nosso projeto propõe um trabalho baseado nas diferenças individuais e nas peculiaridades apresentadas pelas crianças em sua evolução respeitando como ela enxerga o mundo.