Objetivos do Curso
O Ensino Fundamental 2 tratado como Ciclo Final do Ensino Fundamental ou Anos Finais, abrange do 6º ao 9º. Ano. É nesse nível da escolaridade que são observadas as mudanças mais significativas (biológicas, psicológicas, sociais e emocionais) no desenvolvimento do “agora não mais criança”, pois os últimos traços da infância dão lugar a um novo corpo e a novas formas de compreender o mundo.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental os desafios se apresentam com maior complexidade. Esse é o momento de apresentar ao “agora jovem” as diferentes lógicas de organização dos conhecimentos para que ele comece a estabelecer um aprofundamento com as áreas especificadas em vários componentes curriculares.
O fato do estudante nessa fase da escolarização possuir vários professores aumenta a responsabilidade, também exige dele a necessidade de solidificar o aprendizado das disciplinas novas e antigas, como um desafio estimulante para novos conhecimentos e abrangência dos que já possui.
Consideramos que nesta fase não devemos nos concentrar na capacitação do aluno, visando apenas suas futuras habilidades em termos das especializações tradicionais, e sim orientá-lo para que ao longo de toda a vida fortaleça aqueles que serão de algum modo para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e, finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Currículo
Os conteúdos curriculares são divididos em quatro áreas e estas em disciplinas:
Área de Linguagens e Códigos: Português, Redação, Arte, Educação Física, Espanhol, Inglês e Educação Musical;
Área da Matemática: Matemática, Complemento Matemático e Introdução de Informática;
Área da Ciência da Natureza: Física, Química e Biologia;
Área de Ciências Humanas: História e Geografia;
Horário das aulas
Manhã: Das 7h às 12h20 – 6º. e 7º. Ano
Das 07h às 13h10 – 8º. ao 9º. Ano (uma vez por semana)
Equipe de Profissionais |
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Direção Escolar |
Carmen Silvia Aloia Lui |
Coordenação Pedagógica |
Silvia Helena Mendonça Ferrari |
Coordenação Administrativa |
Maria da Penha Pereira Tesche |
Corpo Docente |
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6º. ao 9º. Ano – Português |
Amanda Zerbinatti Yaekashi |
6º. Ao 9º. Ano – Redação |
Graciely Alves de Souza Anunciação |
6º. ao 9º. Ano – Arte |
Silvia Christina Micali Ferrari |
6º. ao 9º. Ano - Educação Física |
Antonio Eduardo Nunes Junior |
6º. ao 9º. Ano – Espanhol |
Lais Valencia Gimenes |
6º. ao 9º. Ano – Inglês |
Everton Ricardo Assunção |
6º. ao 9º. Ano - Educação Musical |
Laila Gabriely de Lima Gomes |
6º. ao 9º. Ano - Matemática |
Andresa Ferreira Barbieri |
6º. ao 9º. Ano - Introdução de Informática |
Hemerson Cleiton De Pietro |
6º. ao 9º. Ano - Complemento Matemático |
Antonio Dib Neto |
6º. ao 9º. Ano - Química |
Lívia Fernandes de Lima |
6º. ao 9º. Ano - Biologia |
Thais Dias Martins Pongeluppi |
6º. ao 9º. Ano - Física |
Antonio Dib Neto |
6º. ao 9º. Ano - História |
Julyana Domingues da S. Garcia |
6º. ao 9º. Ano - Geografia |
Mário Luiz Giglio Fabel |
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Administrativo e Apoio
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Secretária |
Silmara Maestrine |
Apoio |
Brandalize Fernanda de Souza |
Apoio |
Fabiana Aparecida dos Santos |
Apoio |
Evaristo Canova Júnior |
Nesta fase, estamos em um mundo habitado por adolescentes onde a inquietação ganha cada vez mais espaço. O mundo que até bem pouco tempo era habitado e organizados pelos adultos (pais, família) agora se mostra de outra forma, criando ansiedade e expectativas no jovem, que precisa desenvolver o “seu projeto de vida”.
Tratado como Ciclo Final do Ensino Fundamental ou Anos Finais, abrange do 6º ao 9º Ano. É nesse nível da escolaridade que são observadas as mudanças mais significativas (biológicas, psicológicas, sociais e emocionais) no desenvolvimento do “agora não mais criança”, pois os últimos traços da infância dão lugar a um novo corpo e a novas formas de compreender o mundo.
Os anos iniciais são uma continuação da Educação Infantil, explorando ainda elementos lúdicos, mas aprofundando as habilidades oral e escrita, já introduzidas anteriormente. A alfabetização fica nos dois primeiros anos e, no restante, a consolidação e ampliação das práticas de linguagem e o fortalecimento da autonomia.
Sabendo que a infância é um período importante da vida e que nessa etapa de desenvolvimento a criança começa a formar sua identidade, nosso projeto propõe um trabalho baseado nas diferenças individuais e nas peculiaridades apresentadas pelas crianças em sua evolução respeitando como ela enxerga o mundo.